Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Quem foi Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, o qual alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
Embora tenha nascido livre, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
Liderou grandes batalhas, onde em 1675 soldados portugueses atacaram o quilombo. Em 1680 comandou a resistência contra as tropas do governos. Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um grande ataque ao quilombo. Zumbi consegue fugir, mesmo ferido, porém é traído por um antigo companheiro e entregue às tropas bandeirantes para morrer degolado em 20 de novembro de 1695.
Zumbi foi uma grande referência de luta e um dos grandes líderes da nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial.
Seja você branco, preto, mulato, mameluco, pardo, o importante é lembrar daqueles que morreram batalhando por justiça e por um mundo um pouco mais "igualitário"!
Sabemos que há muito ainda por fazer. Mas que muitos se sentam diante da tv e apenas se indignam ou cruzam os braços para algo que poderiam fazer. Mas enfim, consciência cada um tem a sua e usa com bem entender.
Desejo paz, amor, consciência, humanismo, respeito e atitude!
Em memória de um grande guerreiro. Grande Zumbi!